Sejam bem vindos às aulinhas de tricô.
O meu nome é Regina Rogers, faço tricô há 34 anos, e gostaria de dividir com vocês tudo o que eu aprendi através dos anos, e através de muitos erros.
Eu nunca dei aulas de tricô, por isso peço paciência e desculpas por qualquer falha. Mas, por favor mandem suas críticas, para que possa melhorar a qualidade das aulas.
Obrigada pela visita!
Para fazer barra você irá alternar pontos meia com pontos tricô. Na barra 1x1 fazemos um de cada (1 m., 1 t.) Na barra 2x2 faz-se 2m., 2 t. Na barra 3x3... bom, já deu pra entender.
Você também pode fazer 2x1, 3x5, etc - experimente!
Para a barra 1x1 precisará de um número de pontos divisível por 2.
Para a barra 2x2 precisará de um número de pontos divisível por 4.
Para a barra 3x3 precisará de um número de pontos divisível por 6.
Para a barra 3x5 precisará de um número de pontos divisível por 8... e assim por diante.
No video abaixo mostro como fazer trança sem o uso da agulha auxiliar, mas notem que essa técnica deveria ser usada por tricoteiras um pouco mais experientes, ou pelas mais atrevidas e corajosas. OK gente? Não vão perder os pontos e me culpar depois, hein?
A trança é fácil de fazer, e depois de aprender você poderá fazer qualquer tipo de trança. A trança comum é feita com qualquer número par de pontos – de 2 a 12 pontos, ou até mais.
Se quiser que sua trança torça para a esquerda, deverá colocar a primeira metade dos pontos numa agulha auxiliar segurada na frente do trabalho.
Se quiser que sua trança torça para adireita, deverá colocar a primeira metade dos pontos numa agulha auxiliar segurada atrás do trabalho.
A primeira e a última carreira de uma trança deve ser a carreira do meio, e nunca a carreira onde foram trançados os pontos.
Exemplos de agulhas auxiliares:
Exemplos de tranças comum (clique na imagem para ver melhor):