Worsted é o nome de uma das espessuras do fio. Weight significa peso mas nesse caso, deve ser traduzido como espessura. Praticamente todas as lãs, fora do Brasil, têm o nome de sua espessura marcada no rótulo. Há 9 nomes de espessuras:
- Gossamer
- Cobweb
- Lace
- Finger (fingering, baby, sock)
- Sport
- DK (light-worsted)
- Worsted (aran, afgan)
- Heavy-worsted (chunky,craft, rug)
- Bulky (roving)
As receitas em inglês quase sempre indicam a espessura do fio através desses nomes. Worsted é a espessura mais comumente usada. Veja bem, há 9 nomes, e não 9 espessuras! Cada nome representa uma certa variação de espessuras. Veja a tabela abaixo.
O que é WPI?
WPI (Wraps Per Inch) = voltas por polegada. Uma polegada = 2.54 cm. É a maneira que se usa para determinarmos a espessura do fio.
Como determinar a espessura do seu fio?
1) Enrole o fio em uma agulha de 8 mm sem apertar. As voltas deverão tocar-se naturalmente, ou seja, não empurre, não puxe, não estique.
2) Conte quantas voltas tem em 1 polegada (2.5cm). Quantas WPI.
3) Use a tabela abaixo para identificar o nome da grossura do seu fio.
Você sabia que
A lã proveniente das ovelhas da raça Merino não causa alergias, não penica, e é super macia? Tudo isso por causa da espessura de seu pelo que são muito muito mais finos.
Mas não confunda a espessura do fio-de-pelo, retirado do corpo de uma ovelha, com o fio retirado de um novelo! Temos lã Merino de todas as espessuras, de Gossamer até Bulky.
Clique na tabela para poder ler. Essa tabela é ótima para quando quiser saber se a sua lã equivale à lã indicada numa receita estrangeira. Se quiser imprimir clique aqui
Regina,
Vira e mexe consulto suas aulinhas para tirar dúvidas. Você tem me ajudado muito a aperfeiçoar meus trabalhos!
Muito obrigada!!!!
Abraços
Posted by: Marisa | 6 de julho de 2008 at 15:25
Oi Regina!
Nossa! Amei esse glossário.
Tenho certeza que agora não cou mais precisar de nenhum dicionário.
Vai me ajudar muuuito.
Obrigada por dividir seus conhecimentos com quer aprender.
Deus te abençõe!
beijos
Gislene
Posted by: Gislene Michel | 9 de junho de 2008 at 05:56
Graças a Deus encontrei seu blog. Hj tive vontade de comprar lã para fazer um cachicol, mas não entendo muito de trico e não sei ler receita, então fiquei procurando e...te achei. Você tem tudo aqui. Está ótimo. Vou tentar fazer aquele cachicol Rio Pnto Simples. Depois te conto. Parabens! Bjs
Posted by: Nilsa | 7 de junho de 2008 at 14:28
Regiiiiiiiiiiiiiina !!!
Seu blog é fabuloso !!! Faz dias que eu estava procurando receitas de meias sem costura e é muito difícil conseguir uma receita em português! No seu blog tem a receita e (incrível) tem até o vídeo !!!! Você merece o céu !!! bjs Lia
Posted by: Lia | 4 de junho de 2008 at 17:02
Oi Regina!
Parabéns pelo seu blog! Achei super interessante este seu post. Sou nula em inglês, mas aos poucos vou aprendendo uma coisinha aqui e outra ali, graças à pessoas como você, que não se importam em passar conhecimentos. Obrigada!
Agora, vou te fazer um pedido: sou louca pra aprender o ponto que vejo sempre na net, "so called scarf", que acho lindo, mas muito dificil.
Mil abraços!
Adriane
Posted by: Adriane Tonna | 1 de junho de 2008 at 11:26
Oi Regina!
adorei ler e saber mais sobre os fios ... foi super esclarecedor pra mim! obrigada! abraços,Rebeca
Posted by: Rebeca | 29 de maio de 2008 at 19:27
Oi Regina, nossa quanta informação legal, adorei!!!!!Sou fanzoca do seu blog!!!
bjos
Posted by: Monica | 29 de maio de 2008 at 19:16
I just loved it!
Stella Machado
Brasil com s
Posted by: Stella Machado | 29 de maio de 2008 at 13:40
Olá Regina,td bem??
Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelas aulinhas que eu chamaria de super-aulas de tricô.
Vc tem me ajudado muito,já que sou iniciante e não sei nada de inglês.
Quem sabe vc não poderia fazer uma aula passando para nós,pobres tricoteiras tupiniquins,os termos mais usados nas receitas americanas,só que em português??
Nossa,ajudaria tanto,pois eu tenho tanta vontade de fazer aquelas meias maravilhosas,mas não consigo traduzir as receitas.snif snif hehe.
Muitos beijos querida.
Posted by: Andréa Ramos | 28 de maio de 2008 at 19:11
Olá,conheci seu blog hoje e amei seus videos,as receitas,sou fã do trico mas não tenho muito tempo para tentar traduzir as receitas,parabéns tudo lindo e de muito bom gosto...bjs
Posted by: ednamar | 28 de maio de 2008 at 17:56
Oi Regina!
Faz algum tempinho que eu descobri seu blog, através dos seus videos. Aliás maravilhosos!!!Eu sempre gostei do trico mas eu desanimei porque eu nem sempre entendia as receitas e também não tinha tempo pra frequentar as aulas mas com suas aulas e videos tudo ficou mais claro. Eu estou aprendendo muito com suas aulas. Até consegui fazer a meia apenas seguindo sua explicação!!!Eu nunca tinha feito uma antes! Bem eu sou tricoteira iniciante mesmo do tipo que só sabe fazer cachecol rsrsrs...
Hoje eu passei por aqui e tive um surpresa mais uma de suas aulas...nossa é muito útil eu achava que weight era o peso da lã! Sempre ficava meio confusa em relação a isso...
Regina vc também poderia dar uma aulinha sobre o significado daqueles termos que vem nas receitas em inglês row, purl K1 etc...Alguns eu entendi mas tem outros ufa! dificil rsrs
Bom de qualquer forma muito mas muito obrigada você é ótima professora e tudo de bom pra vc!
Bjs!!!
Da sua mais nova fã Liza.
Posted by: Liza Correa | 28 de maio de 2008 at 00:42
Oi, Regina
Só descobri o teu blog hoje, e assisti a tua aula de costura invisivel vertical e achei muito boa.
E gostaria de saber se você sabe fazer a costura invisivel na horizontal. Sou tricoteira faz algum tempo mas, sempre fiz coisas na intuição ou copiando passo.De qualquer forma a aula da costura na vertical já vai ser muito útil.Um abraço, Lú.
Posted by: Luciana Salles | 27 de maio de 2008 at 18:08